Imagem capa - Dicas para o seu ensaio de família por Brenda Leal

Dicas para o seu ensaio de família

Caro(a) leitor(a), tudo bem?!

Quero compartilhar com você cinco dicas importantes para um ensaio de família marcante e feliz!Tenho aqui no blog um artigo em que eu falo sobre meu estilo na fotografia, o lifestyle! Se você ainda não leu, clique aqui!


Pensando nesse estilo de fotografia, separei informações que podem ser bem úteis e te ajudar na construção e realização desse momento, afinal, o ensaio fotográfico em  família não deve ser um momento de seriedade, apenas para "cumprir protocolo e ter umas fotos". Pelo contrário! Sua sessão pode e deve ser um dia do qual se lembrem com alegria, para quando reverem as fotos todas as sensações boas de amor e ternura invadirem o coração de vocês.

Então vamos lá!




Dica n° 1 - Escolha ambientes que tenham a ver com a família

Bom, pense só em uma família que tem como passatempo preferido ficar em casa, comendo pizza, inventando novas receitas na cozinha, assistindo TV deitados no sofá...agora pense que essa mesma família raramente frequenta a natureza e não é muito fã de mato e cachoeira.

Eu sei, na minha experiência como fotógrafa, que muitas famílias amam fotos ao ar livre, por causa do sol, da luz, do verde. Mas meu ponto é: esse ambiente tem a ver com você? Quanto mais confortáveis nos sentimos no local em que faremos as fotos, melhor será o resultado! Tem gente que é muito tímido, por exemplo, então não adianta ir em uma cidade turística no final de semana fazer o ensaio....a dica, portanto, é essa! Pense em lugares que revelem um pouco mais da identidade da família!



Dica n° 2 - As crianças gostam de se sentir à vontade

Logo que penso em ensaio de família, sempre me vem à mente alguma criança correndo na grama e rindo com cosquinha. Não tem jeito! Embora famílias de adultos façam seus ensaios, a maioria das vezes em que faço ensaios de família sempre tem criança envolvida rsrs e aí, essa dica vai para os pais (ou responsáveis) pelas crianças: deixe elas à vontade!

O ensaio é uma experiência um pouco "cansativa" para os pequenos, então, não opte por roupas desconfortáveis que limitem seus movimentos, nem insista muito com acessórios que eles não estejam habituados. Lembre-se que as crianças já carregam, por si só, um charme e beleza assinados pelo Criador. É melhor que elas estejam "menos produzidas" e mais confortáveis, pois assim a gente garante sorrisos mais alegres e menos choro (rsrsrs).

Outro ponto importante é não insistir demais em determinadas poses ou forçar sorrisos. Crianças têm seu próprio tempo. E ainda que saiam com um sorriso meio quadrado (as mães acham que seus filhos são os únicos a dar um sorriso quadrado, mas a verdade é que TODAS sorriem assim rsrsrs), a gente sempre consegue captar sorrisos singelos em frações de segundos.




Dica n° 3 - Busque inspirações. Fuja das cópias!

No processo de construção dos ensaios, é comum buscarmos inspirações em perfis do Instagram e no amado Pinterest! Isso é bem legal, pois assim o cliente consegue até expressar um pouco melhor para o fotógrafo qual sua expectativa em relação às fotos, mas...tome cuidado para que a inspiração não se torne um "fardo" e o ensaio tenha a pressão de sair exatamente como você viu nas suas buscas. Tudo bem querer uma foto específica, mas lembre que parte do trabalho do fotógrafo é exercitar seu lado criativo, direcionar e buscar aquilo que tenha a ver com quem é fotografado!





Dica n° 4 - Conheça seu fotógrafo

Bom, hoje eu falo como fotógrafa, mas eu já estive do outro lado da câmera (mais de uma vez) e posso afirmar, como cliente e como profissional, que conhecer o fotógrafo e seu estilo de trabalho é muito importante!

Cada fotógrafo escolhe uma linha de trabalho para seguir, tem sua própria "assinatura". Há aqueles com uma pegada mais editorial, que gostam de produções mais rebuscadas, looks poderosos e locações arrojadas. Outros já têm uma pegada mais "simples", se importanto menos com o luxo e o glamour. Isso pode parecer bobeira, mas é sério! Entenda o trabalho do profissional, converse, tire dúvidas. Além de evitar frustrações (expectativa x realidade) você se conecta mais com ele!



Dica n° 5 - Aproveite seu ensaio. Revele as fotos. Reviva o momento!

Como eu disse no tópico 1, a sessão em família não precisa ser uma "obrigação a ser cumprida". No dia do seu ensaio, tente aproveitar o momento! Vivemos tempos de tanta correria que as famílias às vezes nem conseguem separar um tempo apenas para estarem juntos, sorrirem e declararem seu amor um pelo outro. A sessão é uma ótima oportunidade para isso!


Abrace muito seus filhos, um cheiro, um beijo. Sorria com os olhos para seu cônjuge, diga o quanto o ama e é feliz pelo que estão construindo juntos. Rolem na grama fazendo cosquinha um no outro enquanto dão boas gargalhadas. Ao receber as fotos, não deixe de escolher as mais especiais e REVELAR! Por mais legal que seja o arquivo digital, a emoção de "tocar a foto" ainda é muito boa. No futuro, você pode ter uma caixa lotada de fotos para rever e se emocionar.


A fotografia de família quer contar a sua história, guardar seus bons momentos, para que no futuro vocês se encham de "MEMÓRIAS que tragam ESPERANÇA!"