Fotografia em preto e branco: o sentimento sem cor
Olá, caro(a) leitor(a), tudo bem?!
Quero dividir com vocês um gosto que carrego fortemente em minha fotografia: o preto e branco. Mas não apenas isso, a fotografia em preto e branco, com pouco contraste, grãos e um leve desfoque. Sim! Essa é uma das caracterísiticas de minha fotografia, que exibo com muito orgulho por acreditar na expressão e valor que esse tipo de foto possui.
Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, declarou o seguinte:
"Nada no mundo é em branco e preto. Mas o fato de eu transformar toda essa gama de cores em gamas de cinza me permitiam fazer uma abstração total da cor e me concentrar no ponto de interesse que eu tenho na fotografia. A partir desse momento, eu comecei a ver as coisas realmente em branco e preto".
Vou me valer das palavras deste mestre para dizer que é esse sentimento que tenho em relação à fotografia P&B. Quando não visualizamos a cor, a única coisa que nos resta é perceber todos os outros elementos da fotografia: sua composição, seu movimento, o sentimento vivido naquele segundo. A fotografia P&B é capaz de ressaltar toda a beleza do instante sem que a gente se preocupe com as cores e tons que o compunham. Eu realmente amo este tipo de fotografia e como vocês verão ao longo do meu trabalho, ela está sempre presente!
Para encerrar, compartilho com vocês fotos autorais que demonstram essa minha paixão.